A cada dia que passa, os brasileiros pagam mais impostos e muitas vezes nem se dão conta disso.
Um caso que demonstra bem isso é o IOF, você sabe o que é? Como funciona?
As pessoas que já viajaram para o exterior, com certeza, já sabem um pouco sobre esse imposto.
Para evitar a desinformação, nós preparamos este artigo para te ajudar a compreender do que se trata esse imposto e como evitar pagar por ele.
O que é IOF?
IOF é a sigla de Imposto sobre Operações Financeiras, que é um imposto federal aplicado sobre diversos tipos de operações que realizamos no nosso dia a dia.
Esse imposto está envolvido nas compras internacionais no cartão de crédito, rotativo do cartão de crédito, cheque especial, crédito pessoal e muitas outras.
Com a arrecadação desse imposto, o governo consegue ter uma noção sobre como está a oferta e a demanda de crédito no nosso país.
A porcentagem do imposto sobre o valor vai variar conforme o tipo de operação que você deseja fazer.
No entanto, conforme a tabela de alíquota a maior cobrança é feita em compras internacionais no cartão de crédito.
Por isso, é preciso alternativas para poder realizar as viagens sem complicações e não ter um gasto tão alto apenas com impostos.
Continue acompanhando o artigo para você descobrir maneiras de evitar o IOF em suas transações internacionais.
É possível ter um cartão sem IOF para suas viagens
Como o aumento do imposto é limitado a cartões brasileiros, uma opção para fugir do IOF em uma viagem para o exterior é ter um exemplar que seja gerado em outro país.
Sendo assim, existem cartões que podem facilitar para você viajar sem preocupação com o valor a ser pago nos impostos.
É claro que com toda a tecnologia que estamos vivendo, seria necessária uma solução para as transações internacionais.
Sabe-se que hoje em dia pessoas que estão em um país, trabalham para outro, além das compras que são feitas de um país para o outro e, por isso, foi criada a solução do cartão sem IOF.
Dessa forma, saiba que é possível sim ter um cartão sem IOF para poder fazer sua viagem ou comprar o que deseja fora do país: cartão Payoneer.
O cartão Payoneer para suas viagens internacionais
A Payoneer oferece justamente este serviço: um cartão de débito, com bandeira da MasterCard, emitido nos Estados Unidos, que qualquer pessoa pode usar.
É como se fosse uma conta virtual no Pay Pal, porém tem vantagem de vir com um cartão MasterCard, que permite compras virtuais, presenciais e até saques.
Além disso, associado a cada cartão Payoneer é fornecida uma conta virtual no Bank of America que faz com que todos os valores desta conta, vá para o cartão.
Por isso, ao usar o cartão Payoneer faz com que na prática seu dinheiro nunca entre de fato no Brasil, evitando que seja feita a cobrança do IOF.
Cartão NEON para viagens internacionais
Para quem não tem segurança em fazer um cartão emitido em outro país, o cartão NEON é um ótimo aliado para você viajar sem se preocupar.
Os benefícios oferecidos são os mesmos dentro ou fora do país. No débito use como um pré-pago e no crédito, além de fazer os pagamentos, você pode:
- Mudar o vencimento da fatura: possibilidade de organizar suas finanças;
2- Ativar o débito automático da fatura: basta ter saldo em conta e o pagamento do cartão de crédito é feito automaticamente;
3- Marcar vencimento da no calendário: veja a próxima a data de vencimento da fatura direto do calendário do celular;
4- Alterar o limite: poder aumentar o limite disponível.
Como realizar compras no exterior com o cartão NEON
Em todos cartões Neon Visa solicitados, vêm a função internacional liberada, para você poder realizar suas compras durante a viagem.
Dessa forma, basta ter o pedido de cartão aprovado para usar e ter saldo na conta se o pagamento for ser realizado pelo débito.
Contudo, o cartão NEON, apresenta taxas em todas as transações realizadas fora do território nacional.
Dentre as taxas inclusas estão: o IOF, taxa de gerenciamento e spread do dólar.