O score é uma pontuação formada com base em dezenas de critérios. É o currículo do financeiro do consumidor. Ele indica à empresa que você deseja realizar uma compra parcelada, qual é a probabilidade dela não receber o dinheiro dos produtos que comprados por você.
Manter o score com alta pontuação exige disciplina e paciência. Ter um bom score não é garantia de aprovação imediata de crédito. As empresas possuem seus próprios critérios de análise.
Fato é que uma boa pontuação pode ajudar a conseguir, de forma mais fácil, aquele financiamento tão desejado.
Confira algumas dicas que podem ajudar a aumentar seu score:
Limpe seu nome
Dívidas não são sinônimo de confiança, correto? Se você tem débitos em seu nome e deseja aumentar seu score, negocie com os credores e pague todas elas. Essa deve ser sua prioridade.
Caso não faça isso, dificilmente sua pontuação vai subir. E mesmo que você quite suas dívidas, pode acontecer de seu score não aumentar instantaneamente. Como você tinha dívidas e as regularizou recentemente, é necessário manter a pontualidade nos próximos meses. Você precisa mostrar que seu comportamento mudou e que a sua pontualidade é permanente.
Atualize seus dados na Serasa
Manter o seu cadastro atualizado na Serasa, faz com que as empresas saibam mais de você no momento em que o crédito é solicitado. Atualize aqui.
Sempre que realizar modificações em seus dados, comunique a Serasa.
Pague suas contas em dia
A terceira e fundamental dica é de grande importância para manter seu score com alta pontuação. Para organizar ainda mais sua vida financeira, inclua todas as contas no débito automático. Basta solicitar às empresas de energia elétrica, telefonia e gás. Hoje a maioria das empresas já oferece essa facilidade. Dessa forma, você não corre o risco de esquecer uma conta e ter seu nome negativado por conta deste descuido.
A Serasa
A Serasa Experian é uma marca brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios. A detentora da marca é a empresa Serasa S/A.
Ela foi criada em 1968, por iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), como ação cooperada entre diversos bancos, para padronizar relatórios e formulários, criando uma ficha cadastral única, para proporcionar rapidez nas decisões bancárias e melhor controle do sistema financeiro.
Em 2007, o grupo irlandês Experian comprou o controle da Serasa, que passou a chamar-se Serasa Experian. A nova empresa, criada com a aquisição da Serasa pela Experian em 2007, nasce como uma empresa global e principal unidade de negócios da América Latina do Grupo Experian, empresa líder mundial que mais cresce no mundo no ramo de. fornecimento de serviços de informações e análises para pessoas físicas e jurídicas, com o objetivo de auxiliá-las a gerenciar riscos e obter benefícios em decisões comerciais e financeiras. E em 2012 o Experian comprometeu-se a comprar o resto da Serasa por US$ 1,5 bilhão.
Possui uma sede na cidade de São Carlos, denominada JK, e em 2019, a unidade de São Paulo situada no bairro Planalto Paulista foi transferida para um prédio mais moderno no complexo Parque da Cidade.
A empresa é líder na América Latina em serviços de informação há mais de 50 anos e parte da Experian – presente em 44 países e eleita uma das empresas mais inovadoras do mundo, pela Forbes, em 2018.
Em 27 de junho de 2020 o Serasa anunciou um novo método de analise de crédito que leva em consideração o endereço da residência do analisado.
O algoritmo usado pela Serasa também analisa que tipo de trabalho a pessoa exerce e não somente suas dívidas, renda e histórico de pagamento. A Serasa teve um crescimento em 2019 de 6% o que foi muito acima em comparação ao PIB do Brasil conforme demostra os dados do site da empresa.