Dicas organizar seus estudos para o retorno das aulas presenciais

Após quase dois anos e meio de pandemia, finalmente os alunos de todo Brasil puderam voltar à rotina de estudos, em fevereiro deste ano. Depois de tanto tempo afastados das salas de aula, alguns os alunos perderam a rotina e deixaram de focar suas atenções aos livros e cadernos.

Em tempos emergentes como o de agora, em que as coisas estão cada vez mais dinâmicas, muito estudantes ficaram com pouco tempo para estudar devido aos seus afazeres domésticos e outras funções. Estudar é algo que sempre exige concentração e preparação. Criar uma rotina de estudos é algo imprescindível, já que com o tempo em escassez é necessário organiza-lo para poder se dar bem nas atividades estudantis.

Essa rotina foi muito difícil de ser criada durante o período de isolamento social, muito por conta das dificuldades do ensino híbrido ou à distância, que complicou a vida de muitos estudantes do Brasil.

Os impactos desta devastação cultural já são sentidos desde os mais novos. Um levantamento feito pela ONG Todos Pela Educação, mostra que 40,8% das crianças de 6 e 7 anos no Brasil não sabem ler e escrever. O aumento expressivo aconteceu nos últimos dois anos, por conta da pandemia. O aumento representa uma alta de 66,3% e se junta aos altos índices de evasão escolar que o país registrou no último ano.

Alguns equipamentos podem ajudar os estudantes a organizarem a vida letiva para este ano que está se iniciando. Entre eles podemos citar computadores, tablets, Apple Pencil, Luminária iWill, Bateria Portátil iPlace, Organizador de Acessórios iPlace entre outros

Caso você não tenha nenhum destes equipamentos, existem várias outras formas de organizar seus estudos e nós vamos te auxiliar com isso:

Tenha um objetivo final

Aonde você quer chegar com o seu projeto? Quais são os aprendizados que deseja adquirir neste período de tempo? São perguntas quais você precisa ter a resposta na ponta da língua. Tendo isso em mente, é mais fácil chegar a um objetivo com seus estudos. Você irá focar no que precisa em cada período de seu projeto.

Saiba os conceitos que você precisa aprender

É necessário ter uma ampla visão sobre os assuntos para poder aprender sobre eles. Isso contribuirá muito para seu processo de aprendizado. É interessante que você crie um mapa mental com os conceitos que deseja aprender durante seu período de estudos. Com uma visão mais ampla de suas atividades estudantis, fica mais fácil colocar em prática e ganhar tempo em sua rotina.

Selecione referências

Voltar ao cotidiano de estudos depois de tanto tempo pode acarretar num excesso de informações desgastante e desnecessário. Isso só irá deixar você irritado e cada vez mais atarefado. Para que isso não aconteça, selecione e filtre suas principais fontes de estudo. Essa é uma dica que muitos professores passam aos seus alunos no início de cada ano letivo. Para que isso dê certo, faça uma pesquisa utilizando livros, documentários, oficinas, autores e pessoas que são especialistas no tem escolhido. Após a seleção, separe as principais e as guarde em seu plano de estudos.

Prática

Nada é melhor do que aprender praticando. Por isso, sempre pratique todo e qualquer conhecimento que você tenha adquirido ao longo de seus estudos. Concentre-se e organize a forma que irá realizar cada uma das etapas.

Cuidados para a volta às aulas

Com a vida letiva organizada, é necessário manter os cuidados para retornar às aulas com todo o cuidado e higiene, pois ainda estamos atravessando um momento pandêmico. Algumas das recomendações do Conselho Nacional dos Secretários de educação incluem menos alunos e alunas por sala, aumento das atividades individuais, rodízio de estudantes e docentes, continuidade de aulas online, lugares marcados nos refeitórios, aulas de reposição aos sábados e o uso de máscaras por educadores(as) e pela turma. Claro, não se esqueça do seu álcool em gel e estude com toda a segurança. Boa aula!

Lu Agnelly
Lu Agnelly