Com o advento da pandemia no início de 2020, somente serviços considerdos essenciais como supermercados, farmácias, hospitais e afins ficaram abertos. Todos os restantes como academias, espaços de cultura e entretenimento, lojas e comércios em geral ficaram com as portas abaixadas.
Tudo isso gerou uma alternativa para muitas pesssoas que realizavam suas atividades físicas normalmente e também para outras que não tinham tempo de começar a treinar e por muito tempo tiveram uma vida monótona.
Até hoje, é comum ver pessoas comuns e até mesmo atletas treinando em casa. Muita gente, principalmente as que não são profissionais, acabam optando por treinar em casa por conta da economia e pela falta de tempo, ou seja, dá pra dizer que realizar exercícios físicos em sua própria residência é uma grande alternativa em todos os sentidos.
Além manter uma boa forma física, treinar em casa traz muitos benefícios para a saúde mental. Isso foi comprovado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal da Paraíba, do Centro Universitário de João Pessoa e da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Eles realizaram um estudo comparativo transversal sobre os benefícios da atividade física realizada em casa durante o confinamento da pandemia de Covid-19, o qual avaliou os impactos na qualidade de vida e saúde mental de adultos. A conclusão do estudo, publicado em setembro de 2021, é de que “adultos que se exercitaram em casa durante a pandemia do COVID-19 apresentaram melhor qualidade de vida, qualidade subjetiva de sono e níveis reduzidos de ansiedade, depressão e estresse do que aqueles fisicamente inativos”.
Claro que ao treinar sozinho, é necessário ter alguns cuidados para não se machicar, pois as vezes podemos realizar algum esforço maiordo que condiz com nossa atual condição física. Para ajudar nisso, muitos personal trainers e educadores físicos dão dicas na internet para ajudar estes “atletas autônomos”.
Existem vários youtubers que realizam este tipo de conteúdo na internet. Alguns deles prodzem tanta qualidade em seus vídeos, que são indicados por especialistas, atraindo ainda mais público para seu canal. Esses profissionais especializados no assunto, recomendam procurar canais de pessoas que têm propriedade e fundamento técnico para falar sobre o tema.
O fisioterapeuta Alexandre Nuno, parceiro da HTM Eletrônica, empresa pioneira na fabricação de equipamentos de reabilitação física, também recomenda ter cuidado: “Escolha bem o canal. Evite acompanhar esses blogueiros que não têm formação. Porque o que acontece é que muitas vezes o exercício tem particularidades que infelizmente acabam passando despercebidas. Então primeira coisa é procurar um profissional de educação física ou fisioterapia que tenha formação e experiência nisso, que aí fica mais fácil executar o exercício, disse em entrevista ao Canaltech”.
Veja alguns destes canais de alta qualidade e que bombam na internet:
- Letícia Marchetto
- Queima Diária
- Henn Pilates
- Py Flores
- Marcio Lui
- Xtreme 21
- Sérgio Bertoluci
Agora, mais do que treinar, você precisa ter uma constância desses treinamentos para que eles possam dar resultados para você. Veja abaixo algumas vantagens de treinar em casa:
- Defina o espaço da sua casa que vai usar pra treinar
- Os benefícios de treinar em casa
- É mais barato do que pagar academia
- Você escolhe a música que quiser
- Não tem “competição”
- Você não tem que esperar pra usar um aparelho
- Você pode usar roupas confortáveis
- É mais fácil manter o foco
Dicas para treinamentos em casa
- Faça uma avaliação médica
- Baixe o aplicativo BTFIT
- Faça exercícios de forma correta
- Atente-se na respiração
- Aqueça antes de começar o treino
- Respeite o seu ritmo
- Beba água antes, durante e após o treino
- Faça agachamentos
- Pule corda
- Faça abdominais
- Faça exercícios para os glúteos
- Exercite os membros superiores
- Troque os exercícios de vez em quando